Criada em 1995

A BIGBRANDS foi criada em 1995, quando os sócios Roberto Schwarz, Fernando de Almeida e também Fábio Carettoni, que se retirou da sociedade em 2003, detectaram que o mercado brasileiro de confecção de surfwear era e ainda pouco trabalhado de forma profissional. Muitas das empresas existentes nesse período, eram de surfistas ou de ex surfistas que montaram um negócio para melhorar suas condições para praticar o esporte ou encontrar uma forma de sustentar um estilo de vida relacionado ao surf.

Know How Fabril

Como os sócios tinham um amplo know how fabril, decorrente de uma confecção que eles possuíam anteriormente, com distribuição nacional, resolveram investir de forma séria nesse mercado.
Mas, um fator importante para entrar nesse setor é que precisavam de uma marca forte, reconhecida junto ao público consumidor e simpatizante do surf. Foi então, que em 1995, após uma visita a uma tradicional feira de surf na Califórnia – EUA, os sócios obtiveram o licenciamento da marca MCD – a More Core Division of Gotcha, ou Divisão mais Radical da Gotcha, marca californiana desenvolvida e criada pela e para a elite do surf mundial.

Vieram para ficar

Quando iniciaram a BIGBRANDS, foram apelidados pela concorrência de “Haoles”, que na gíria do surf significa pessoas que não são surfistas, que não pegam ondas, ou surfista que não é do local onde está surfando. Como os sócios não eram praticantes do esporte, muitos acreditavam que a empresa não iria sobreviver porque eles não entendiam do negócio, não eram “da tribo do surf”. Mas já a partir do terceiro ano de atuação, mostraram ao mercado que vieram para ficar.

Lançadora de grandes marcas

Desde o começo das atividades, os sócios tinham como objetivo maior montar uma empresa que fosse agregando novas marcas dentro do mesmo mercado, por isso, a razão social BIG BRANDS LAUNCHER que significa lançadora de grandes marcas. E foi o que aconteceu…. a BIGBRANDS iniciou com a MCD em 1995, em 2000 passou a representar a marca californiana …Lost e em 2002, iniciou a distribuição dos tênis da marca australiana Globe – reconhecida internacionalmente por seu amplo mix de produtos, desenhados e desenvolvidos por skatistas e surfistas consagrados mundialmente. E em 2009, passou a representar a mais radical marca de malas e mochilas do planeta, a Ogio. Mas a prospecção não para.A BIGBRANDS continua pesquisando novas marcas de surf e skate para introduzir no mercado brasileiro.

Preocupação com o desenvolvimento, qualidade e distribuição

A preocupação da BIGBRANDS com o desenvolvimento, qualidade e distribuição de seus produtos é constante e total e a cada nova coleção, o desafio de toda a equipe é se superar. Na área de confecção, a empresa possui 2 controles de qualidade: um para matéria prima, onde tecidos diversos e aviamentos são rigorosamente testados e analisados antes do corte, e outro para os produtos acabados, que verifica criteriosamente medidas, acabamentos e todos os detalhes que fazem com que os produtos BIGBRANDS sejam reconhecidos como um dos melhores do mercado.

Preocupação com o treinamento interno

O treinamento da sua equipe interna, colaboradores e parceiros é outro investimento contínuo feito pela BIGBRANDS, visando informar os objetivos e metas da empresa, destacar os diferenciais de seus produtos e melhor atender os seus clientes. Regularmente, a empresa realiza workshops para vendedores das lojas multimarcas de surf e skate, nível Brasil, e meetings para os seus representantes de vendas a cada nova coleção, de cada uma das 4 marcas que representa – MCD, …Lost, Globe e OGIO.

Big Rider

Hoje, a BIGBRANDS, que já foi apelidada de “Haole”, é uma “Big Rider”,, que no vocabulário do surf signi ca: sur sta que é bom e gosta de pegar ondas grandes, ou seja, uma grande empresa, que “dropa” todos os tipos de ondas, e em qualquer condição de tempo. Seu mix de produtos, atualmente, conta com mais de 1200 itens, somando suas marcas licenciadas, os quais podem ser encontrados nas mais importantes lojas de surf e skate das principais capitais do País. O comando da empresa hoje, é dividido entre o Roberto Schwarz, que é responsável pelos setores de Produção, Logística, Compras, Financeiro e Recursos Humanos, e o Fernando Almeida que é responsável pelas áreas de Desenvolvimento de Produto, Marketing e Comercial.

Momentos importantes

1995 – Abertura da BIGBRANDS e conquista do licenciamento da MCD. 1996 – Mudança de um prédio de 400 m2 para um prédio de 1.300 m2. 2000 – Início do licenciamento da marca …Lost.

2000 – Mudança de um prédio de 1.300 m2 para 2.100 m2,na R.Matarazzo, bairro do Bom Retiro.

2002 – Início da distribuição da marca Globe.
2005 – Lançamento da linha feminina da marca MCD.
2006 – Aquisição do prédio da R. Matarazzo, no Bom Retiro.
2006 – Inauguração de mais uma unidade, destinada ao estoque de peças prontas.
2007 – Início das obras para a construção de mais 1 andar na R. Matarazzo, incorporando à metragem de 2.100 m2 mais 700 m2.
2008 – Inauguração da nova sede no Bairro do Bom Retiro,SP, totalmente reformada.
2009 – Início da distribuição da marca Ogio.
2010 – Lançamento da linha masculina da Globe.

Resultados Alcançados

A BIGBRANDS hoje é uma empresa sólida, cem por cento nacional, detentora do licenciamento de 3 marcas internacionais de surf e skate absolutamente consagradas – MCD, …Lost e Globe– com uma sede própria de 2.800 m2, e um centro de distribuição de peças prontas de 1.200 m2, ambos localizados em São Paulo.

Foi reconhecida pela matriz da MCD como a melhor licenciada no mundo, É pioneira na introdução de novos produtos e tendências, como o lançamento do board estampado, numa época que o liso era a proposta do mercado de surfwear, e de um tecido exclusivo, denominado super suede impermeável, que não absorvia água.

Uma empresa que começou a desbravar os mercados do surf e skatewear de forma tímida e que hoje, sem dúvida, escreveu uma história e se tornou protagonista, ao lado de grandes grupos multinacionais presentes no Brasil.